No mês de celebração, conheça um pouco mais sobre essa cultura popular
Comemorado internacionalmente no dia 22 de agosto, a palavra originou-se no ano de 1846 pelo escritor inglês William John Thoms, e significa “saber tradicional de um povo”. Isso porque o escritor queria definir os fenômenos culturais populares de cada nação.
Anos depois no Brasil, o folclore serviu de inspiração para muitos artistas na Semana de Arte Moderna de 1922, e essa data reforça a importância de preservarmos as histórias nacionais.
Entre muitos personagens, as lendas mais conhecidas pelas crianças e adultos, são as do Saci, Curupira, Iara, Cuca, Mula-sem-cabeça, etc. Essas histórias fazem parte da infância de muitos e é importante que esta parte da literatura brasileira continue sendo lembrada.
Separamos abaixo algumas dicas de como aproveitar o mês comemorativo do folclore com os filhos, vem conferir.
Conte sobre as lendas: existem muitos livros ilustrados para cada faixa etária sobre as lendas do folclore. Além de acessíveis, eles contam desde o começo sobre cada um dos personagens. Uma boa recomendação é o livro “Lendas Brasileiras” da Turma da Mônica.
Assistam sobre o Folclore: existem também muitas peças teatrais que contam de forma didática as histórias do Saci, Iara, Cuca; e para evitar aglomerações, uma busca na internet por essas histórias é uma ótima dica. Além disso, já existem muitas animações sobre o tema com canções, que valem a pena conferir.
Brincadeiras: E nada melhor que se divertir e aprender, para isso vocês podem escolher algumas brincadeiras para fazerem juntos como: bambolê, bolinha de gude, pular corda, amarelinha, entre outros.
Fontes: https://www.calendarr.com/brasil/dicas-dia-do-folclore/
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-folclore.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/folclore
<a href=’https://br.freepik.com/fotos/pessoas’>Pessoas foto criado por Racool_studio – br.freepik.com</a>